segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Motherboard TX

Motherboard VX

Motherboard FX

Motherboards ITX


É um tipo de motherboard criada em 2001 pela VIA Technologies .

A intenção da motherboards ITX é ter tudo on-board, ou seja, gráfica, som, modem e rede integrados na motherboard

Outra diferença dessa motherboard está na fonte de alimentação. Como possui menos periféricos, reduz o consumo de energia, sua fonte de alimentação pode ser fisicamente menor, possibilitando montar um computador mais compacto.

Motherboards BTX


BTX é um formato de motherboards criado pela Intel e lançado em 2003 para substituir o formato ATX. O objetivo do BTX foi optimizar o desempenho do sistema e melhorar a ventilação interna. Actualmente, o desenvolvimento desse padrão está parado.

Motherboads ATX


ATX é a sigla para (Advanced Technology Extended). Pelo nome, é possível notar que trata-se do padrão AT aperfeiçoado. Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. O objectivo do ATX foi de solucionar os problemas do padrão AT (citados anteriormente), o padrão apresenta uma série de melhorias em relação ao anterior. Actualmente a maioria dos computadores novos vêm baseados neste padrão.

Motherboards AT



AT é a sigla para (Advanced Technology). Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos factores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento.

Colaboradores